O Uso da Tecnologia por parte da Auditoria Interna

Por Michael P. Cangemi e Tommie W. Singleton

Quando computadores, redes e sistemas foram desenvolvidos e utilizados inicialmente pelas empresas, muitos auditores escolheram contornar o computador, utilizando técnicas de auditoria do passado. No entanto, conforme o uso corporativo da tecnologia da informação (TI) foi evoluindo e sistemas corporativos automatizados mais complexos foram adotados, os auditores internos começaram a lidar com a nova tecnologia. Auditores especializados em TI foram contratados ou capacitados e outros membros da equipe foram treinados para auditar os sistemas computadorizados. Além disso, eles começaram a auditar dados usando técnicas de auditoria com auxílio de sistemas (computer-assisted audit techniques – CAATs).

A era do computador mainframe foi aumentada pela chegada do computador pessoal (PC). O PC revolucionou a indústria da computação, ainda muito nova, fazendo com que os terminais computadores dessem lugar a terminais smart, usando microcomputadores. Com o tempo, todos os funcionários tinham um PC e, aparentemente da noite pro dia, quase todos também tinham um computador em casa também.

Isso levou a talvez um dos avanços mais significantes para a auditoria interna e todas as unidades de negócios: a tecnologia de software para produtividade corporativa e doméstica. Novos programas de computador para processamento de palavras e planilhas para processamento de dados numéricos mudaram o paradigma da administração e documentação para auditoria interna, permitindo aumentos substanciais da produtividade e melhoria na documentação. Esses progressos continuam ocorrendo até hoje, com tablets e smartphones.

Conforme a computadorização dos sistemas financeiro, operacionais e outros sistemas corporativos expandiu, a auditoria interna reagiu, expandindo o treinamento de TI para auditores e a construção de funções de auditoria de TI dentro dos departamentos de auditoria interna. Os auditores aprenderam a examinar os controles de data centers e a auditar aplicativos de software. Eles elaboraram testes de dados e empregaram novas ferramentas para examinar dados usando softwares gerais de auditoria, softwares de análise de dados com foco em auditoria e programas de gerenciamento de auditoria. Esses avanços tecnológicos continuam criando desafios para as funções corporativas e de avaliação fornecerem segurança e controles de TI.

No início do desenvolvimento da auditoria de TI, alguns líderes de auditoria acreditavam que todos os auditores se tornariam auditores de TI, porque o computador era muito dominante. Em vez disso, conforme as complexidades da TI continuaram aumentando e outras prioridades de auditoria foram se desenvolvendo, a auditoria de TI transformou-se em um departamento dentro da auditoria interna, ou uma área principal de terceirização.

Com a expansão do uso inicial das CAATs, um dos maiores avanços no uso da TI na auditoria interna foi o maior uso da mineração de dados1, da auditoria contínua e das métricas para auditoria de dados. Conforme mostram os resultados da pesquisa, essa tendência continua aumentando a cobertura e eficiência da auditoria interna.

FONTE:  Relatório de Pesquisa do Praticante CBOK 2015 (Ficando um Passo à Frente – O Uso da Tecnologia por parte da Auditoria Interna, por Michael P. Cangemi)

O CBOK é administrado pela The IIA Research Foundation (IIARF), que fornece pesquisas
inovadoras para a profissão de auditoria interna há quatro décadas. Por meio de iniciativas que exploram questões atuais, tendências emergentes e necessidades futuras, a IIARF tem sido uma força propulsora por trás da evolução e do avanço da profissão.

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